terça-feira, 2 de agosto de 2016

SUCO DE CAIXINHA X VIDA SAUDÁVEL

Por Lidiane Damaceno



E aí pessoal? Quanto tempo né!?
Bem... Esses dias em que estive de férias, curti bastante, me desliguei do habitual e refleti sobre inúmeros assuntos relacionados ao meu bem estar e o da minha família. Um dos assuntos que mais me interessou foi alimentação, pois é muito comum adquirirmos uns quilinhos a mais nas férias (e não queria isso de jeito nenhum. Kkkk).
Em uma tarde, largada no sofá, assistindo TV com o meu filho, vimos um comercial de uma marca de suco de caixinha, que me deixou indignada com a promessa de bebida saudável e vitaminada. Então resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto para poder mostrar a ele quem nem tudo que passa nos comerciais é verdade.
Pasmen ao ver o que descobri....


Em um copo de 200 ml de suco de caixinha, existe 8 gramas a mais de açúcar que num copo de refrigerante de cola.
É triste né... Por falta de informação, por não termos o costume de ler o rótulo dos alimentos que consumimos, ingerimos açúcar além da quantidade diária permitida. E não para por aí não, nessas caixinhas bonitinhas e coloridas encontramos  alto teor de sódio.
Mas peraí.... Sódio não é sal? Sal no suco doce?
Sim é sal e por ser um bom conservante ele ajuda a preservar a bebida, portanto além de ingerirmos açúcar em demasia sem percebermos, ingerimos também o sal, pois na grande maioria dos alimentos industrializados, encontramos o grande vilão chamado sódio que faz mal para o coração, aumenta a pressão e sobrecarrega o funcionamento dos rins.
É estarrecedor, mais além de sódio e excesso de açúcar ainda encontramos nessas bombas calóricas em formato de caixinha, os seguintes ingredientes: água, corante, conservante, aromatizante, antioxidante, estabilizante, e tudo mais com ante kkkkk. Ante que nada mais são, que produtos químicos que podem irritar a parede do intestino e causar reações alérgicas, principalmente nos “sucos” de cor amarela, por possuir um corante chamado tartrazina que podem causar crises asmáticas em pessoas alérgicas.
Mas.... e a fruta onde está?
É bem difícil saber, pois infelizmente os fabricantes não são obrigados a dizer a quantidade real de fruta existente.
Na verdade, para ser chamada de suco a bebida tem que ter praticamente só fruta e água, (em alguns casos) e não pode conter nenhumas dessas substancias estranhas citadas acima. Já o néctar varia de20% a 50% de polpa, além da família dos “antes” da qual já falamos.
Para termos uma ideia melhor, peguei esta planilha no site do IDEC (Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor) que publicou uma matéria na revista de 2014



É incrível né? E sinceramente vocês acham que de lá para cá mudou muita coisa?
E quanto as prometidas vitaminas? Será que no meio de tanta química elas existem?  É obvio que não! Por ser industrializado, este “suco” tem seus nutrientes oxidados, perde todas as fibras, vitaminas e minerais.
Diante disso minha gente, podemos concluir que o suco de fruta natural continua sendo a melhor alternativa para encontrarmos os nutrientes necessários. E  nessa nossa vida corrida, aconselho fazer polpas e congelar em saquinhos. Não é a mesma coisa que um suco fresquinho na hora, mas com toda certeza é melhor que os de caixinha, rs.
Ah! E aqui fica minha dica: Nada substitui a água para a hidratação! Beba bastante!

Não sou nutricionista..sou profissional de MKT, pesquisando sobre alimentação saudável!

Um grande beijo e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário