segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ECONOMIA DOMÉSTICA

Por Viviane Damaceno


Olá galera! Hoje vamos falar sobre um dos assuntos mais comentados e que mais tem afetado pessoas nos últimos dias, meses, anos. Sim! Na realidade esse desde sempre é comentado: "Economia doméstica", assunto este, que não é um monstro, tampouco de difícil teor a tratar. Todos, exatamente todos, necessitam estar com esse assunto tão arrepiante em dia, independente da classe social.

Mesmo que você seja assalariado, se sua renda é bem apertada, mora de aluguel, com a mãe ou com sogra, não importa. Você tem renda e tem gastos; por menor que sejam os gastos, todos nós precisamos de organização, pois ao invés de honrar com seus compromissos e dormir tranquilo, pode vir a cair nas tentações dos "gastos desnecessários e perigosos" e criar de verdade um sério problema. Problema que inicia bem pequenininho, porém pode ir aumentando, aumentando, até fazer com que você não só perca o sono, mas também perca a credibilidade com marido/esposa e familiares, crédito no mercado, e quase sempre a cabeça, tomando assim mais e mais decisões erradas.

Já ouviu falar que muitas pessoas que ganham teoricamente "bem", muitas vezes tem menos dinheiro reserva (sobra) do que muitos com renda bem inferior?
Estes, geralmente andam com a tal falada corda no pescoço. Estão sempre contando cada tostão, deixando de pagar algumas coisas para suprir outras... Como se fizesse rodízio de contas. Sim, rodízio! Quando ao se deparar com as contas do mês percebe que a receita (renda, salário...) é menor que as despesas (contas, compromissos, dívidas...). E como isso acontece?
Simples resposta: Falta ou grande falha de planejamento.

Bom, já sabemos então que se não quisermos ter esse tipo de problema, temos que parar agora e realmente aceitar que estamos com problemas. Esse é o primeiro passo! Em seguida, entender e buscar conhecimento para o tal "planejamento". Mas antes de planejar, precisamos arrumar a bagunça que está em nossas finanças, pois não temos como arrumar, planejar, projetar, sem dar um fim nos problemas. 

Lembre-se: Protelar ou mascarar seus problemas financeiros, só acarretará numa gigante bola de neve que só aumenta. Tenha certeza, adiar a tomada de decisão para resolver, só vai piorar de verdade a questão.
Pessoal, no próximo post darei dicas de como arrumar essa "bagunça financeira" e de como planejar.

Espero vocês! Até lá!

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário