quarta-feira, 20 de abril de 2016

HORTA EM CASA

Por Lidiane Damaceno

Olá Pessoal

Tem coisa mais gostosa do que você colher seus próprios temperinhos na hora de usar, fresquinhos e sem agrotóxicos? Não, não tem!

Falo por experiência própria. Minha vida se resume a antes e depois da minha hortinha..rs

Para fazer a sua, você não precisará de muito espaço. Se pesquisar, verá que temos inúmeras possibilidades em espaços minúsculos, só precisa de ao menos uma parede que bata sol por algumas horas do dia.



Veja abaixo exemplos de hortas em espaços pequenos:

Esta foi feita com canos de PVC


Em Jardineiras


Em blocos de concreto


Em pneus


Em vasos


Viu como o povo é criativo? 
Cada horta mais linda que a outra né?
Quando tive a idéia de ter uma horta em casa, queria mesmo a opção da terceira foto, com um painel bem bonito para pendurar as jardineiras. Mas como ainda não fiz a reforma da área externa da minha casa, achei melhor optar por vasos, até poder fazer uma coisa definitiva.

Resolvido onde plantar, veio a decisão de "o quê" plantar. Percebi as inúmeras variedades de sementes e mudas, mas a dica que eu dou, é escolher por aquelas que você mais usa em seu dia a dia. Foi o que eu fiz e escolhi as que seguem abaixo.

Cebolinha

 Eu uso muita Cebolinha. E é super fácil de cuidar. Legal é que você corta uns 3 dedos acima da terra e ela cresce novamente. Essa é minha! Rs

Salsa e Cebolinha

Estas Cebolinhas da jardineira acima, minha sogra comprou na feira e eu mais que depressa cortei as raízes e plantei. Está aí o resultado! Estão crescendo que é uma beleza!

Manjericão

Este Manjericão, eu comprei a muda bem pequenininha por apenas R$2,00. Veja como está enorme.
Só preciso estar atenta para não deixar formar flores nas pontas. Toda vez que elas começarem a crescer tenho que tirar. Dica do tiozinho da floricultura..rs.


Pimenta Biquinho

A Pimenta Biquinho também comprei mudinha e para minha alegria, está linda e já até nasceu várias pimentinhas.

Pimenta Tabasco

Para quem ama pimenta como eu, a Tabasco é uma ótima opção, ela é deliciosa, mas  ao contrário da biquinho, arde pra caramba!

Na minha humilde hortinha, tenho também Orégano, Pimenta Dedo de Moça, Pimenta Malagueta (Para vocês verem como amo pimenta, kkkk). Quero plantar também Coentro, Hortelã e Tomilho, mas ainda estou na dúvida se compro as sementes ou mudinhas.
Ah! Acabei de plantar sementes de Tomate Cereja e Pimenta Cumari. Se germinarem, mostro aqui para vocês.

Gente, cuidar delas é muuuuuito prazeroso, porém requer dedicação e atenção (inclusive à pragas que podem matar essas belezurinhas). Mas sem dúvida vale a pena! É uma terapia mexer com terra. Já havia ouvido falar antes, mas não acreditava. Faz um bem enorme.

Então é isso aí pessoal! Tchau Tchau... Fica aí minha dica da semana. Agora você não tem mais desculpa para não fazer a sua hortinha por falta de espaço. Você viu aqui que não precisa de muito. 

Um grande beijo e fiquem com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário