terça-feira, 19 de abril de 2016

CRISE ECONÔMICA X DESEMPREGO - PLANO B?

Por Viviane Damaceno


- Economia
- Finanças
- Planejamento
- Pesquisa
- Idéias
- orçamento
...
- Emprego
- Desemprego
- Empreendedor
- Autonomia
...
Olá galera! Estamos iniciando a semana com uma sensação horrível de "O que será do nosso país?" e com aperto no peito quando o assunto é economia, negócios, emprego... 

Bom, há alguns meses venho me fazendo uma pergunta e questionando alguns colegas: "Se você perdesse seu emprego hoje, qual seria o seu plano B?"

No meu caso, já pensei em diversos cenários em segmentos diferentes, levando em consideração tudo que sei e gosto de fazer, só que não necessariamente com os dois caminhando juntos.

De acordo com as pesquisas mais recentes do IBGE, o número de desempregados no país lamentavelmente está passando de 6% (Global). Mas sabemos que este geralmente é bem superior, quando levado em consideração todas as exceções.E... O que fazer nesses casos? Como enfrentar a crise? Mas eu não perdi meu emprego e meu salário continua o mesmo, como a crise chegaria em mim?

Pessoal, por mais que seja difícil aceitar certas situações, nesse caso esta mais do que nítido que TODOS independentemente de classe social, deverão abdicar de algumas coisas e fazer mudanças moderadas ou até mesmo bruscas em seu estilo de vida. Me recordo perfeitamente que essa questão de mudança de hábitos para economia doméstica/pessoal já vem sendo falada há alguns meses e até repercutiu bastante nas festas do fim de 2015, onde as pessoas entrevistadas falavam que estavam optando por lembrancinhas em vez de presentes ou até mesmo presenteando apenas os mais próximos. Muitos mudaram o cardápio, fazendo escolhas mais em conta pra mesa. E no carnaval? Pessoas optando por fazer a farra com amigos em casa, abrindo mão das viagens de costume.

Sei... Mas todas essas pessoas não perderam emprego. Qual o motivo de tanta economia? A resposta é: Inflação! O problema foi em vários aspectos econômicos; não somente causando desemprego, como também elevando bruscamente o preço de alimentos, produtos e serviços, ocasionando um caos total. Consumidores não sabendo como, quando e onde comprar; e vendedores perdidos na captação e fidelização de clientes, levando ao grande número de fechamentos de portas.

E diante dessa bagunça, entramos em conflito interno e externo, onde surgem dezenas, centenas de questionamentos.


Pessoal, vamos driblar essa questão!Não deixe a peteca cair!Nos próximos posts daremos algumas dicas para enfrentar de uma maneira mais leve toda essa loucura que assola o nosso país!
Vamos que vamos na luta e até mais!
Bjs! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário